Resumo Curtume
Beneficiamento de couro
Como o curtume visitado apenas realizava as etapas beneficiamento do couro para produção de calçados estas serão abordas abaixo.
Na chegada do couro já previamente processado, ele passa por um equipamento onde realiza a raspagem do mesmo, em seguida ele passa por um tipo de seleção onde é cortado as imperfeições da pele.
Após isso as peles são destinadas aos fulões (cilindros horizontais fechados, normalmente de madeira, dotados de dispositivos para rotação em torno de seu eixo horizontal, com porta na superfície lateral para carga e descarga das peles, bem como para adição dos produtos químicos) esse equipamento realiza os banhos do couro onde são adicionados produtos químicos para aumentar a maciez da pele e garantir a qualidade e durabilidade da mesma.
Feito isso o couro é destinado à secagem, onde isso é feito através de altas temperaturas, em seguida a pele passa por um equipamento que onde realiza o alisamento da mesma deixando-a mais plana e sem imperfeições, ai então elas são pendurada.
Posteriormente o couro passa por um amaciamento, que consiste em um equipamento que possui dedos de borracha que deixam a pele mais macia, em seguida ela é tingida é se solicitado pelo consumidor ela é estampada e está pronta para entrega.
A empresa visitada já passou por problemas em seu beneficiamento onde perdeu 2000 peças que eram destinados a produção de calçados enviados a argentina. Isso ocorreu pois um funcionário leigo no processo recebia as peles quentes e deveria pendurar-las para reduzir a temperatura, ai então “bater” elas para seguir o processo, porem o funcionário não às pendurou fazendo com que elas seguissem o processo com temperatura elevada e perdendo assim os produto químicos que garantiam sua qualidade.