Resumo curto: Memórias de um sargento de milícias
O livro narra a história de Leonardo, filho de pai do mesmo nome e Maria das Hortaliças. Depois de um escândalo causado pela traição de Maria, o casal toma rumos diferentes.
O menino Leonardo, então, viveu criado pelo compadre que o cuidou como se fosse seu filho. Queria que o menino seguisse a vida religiosa mas, depois de passar um tempo na igreja da Sé, o garoto aprontou com o mestre de cerimônia e nunca mais voltou.
Durante o tempo em que vive com o compadre, faz visitas à D. Maria, uma senhora rica, que conseguiu a guarda da sobrinha pela qual Leonardo se apaixona.
Leonardo Pataca (o pai) se envolve com uma cigana e começa a participar de rituais. Durante um desses rituais o Major Vidigal o prende. A comadre, senhora influente, consegue a liberdade de Leonardo, que se casa com sua filha.
Surge então na história José Manuel, que interessado na herança de Luisinha (sobrinha de D. Maria), começa a cortejá-la.
Depois que o compadre morre, Leonardo (filho) vai morar com Leonardo Pataca (o pai), porém, não consegue conviver com a madrasta e foge. Vai então morar na casa do antigo amigo de igreja que encontra na rua por acaso. Lá, se apaixona por Vidinha, provocando o ciúme dos outros garotos da casa.
A comadre consegue um emprego para Leonardo, mas ele se envolve com a mulher do chefe e é despedido.
Obrigado pelo Vidigal começa a servir ao exército. Depois de aprontar ainda dentro do exército é preso e jurado à chibata.
A comadre vai pedir a ajuda para a amante do Vidigal e para D. Maria. As três mulheres, então, convencem o homem a soltar Leonardo e ainda promovê-lo a sargento.
Após a morte de José Manuel, Leonardo e Luisinha casam-se.