Mecanica do solo
RELATÓRIO DE ENSAIO DE TEOR DE ÚMIDADE
VOLTA REDONDA
SUMÁRIO
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TÉCNOLOGIA DO MATO GROSSO – CAMPUS CUIABÁ – CONTROLE DE OBRAS E TEOR DE UMIDADE. 11
1- INTRODUÇÃO
O teor de umidade de uma amostra é definido pela relação entre o peso da água contida em um certo volume de solo e o peso da parte sólida existente nesse mesmo volume. Este ensaio é se suma importância para entender como a água interfere na compactação do solo, alterando seu comportamento.
Existem vários métodos para a realização deste ensaio o Método Expedito do Álcool Etílico, Método da Estufa, Método Speedy e o Método do Banho de Areia, sendo o segundo método a ser utilizado neste ensaio.
2- OBJETIVOS GERAIS
Determinar o teor de umidade de uma parcela de solo coletada no início do semestre, usando o auxílio de formulas e conhecimentos passados em sala de aula, além dos equipamentos para desenvolvimento deste ensaio.
3- EQUIPAMENTOS
a) Estufa de secagem e esterilização (anexo 01)
b) Balança de Precisão (anexo 02)
c) Cápsula de alumínio (anexo 03)
d) Tigela de Porcelana
e) Espátula metálica
4- MATERIAIS:
a. ≈100 g de cimento
b. ≈150 ml de água
5- ATIVIDADES REALIZADAS
Para este ensaio utilizamos a mesma amostra de solo escolhida na última atividade em laboratório.
Como nossa amostra de solo estava totalmente seca, colocamos uma pequena porção dela em uma tigela de porcelana e inserimos água para simular um solo umidificado. Em seguida medimos a massa de quatro cápsulas de alumínio vazias, colocamos nossa amostra de solo úmido nelas, numeramos e medimos sua massa novamente.
Em seguida colocamos todas as cápsulas em uma estufa de esterilização e secagem, com temperatura entre 105ºC e 110ºC. Após 16 horas (ideal é 24 horas), retiramos da estufa as cápsulas e medimos novamente a massa delas. E – falar