Resumo, cultura um conceito antropológico
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA
TURMA HISTÓRIA HIN
Livro: Cultura um conceito antropológico
Resumo elaborado pelo discente
Diego Ethan Nunes Oliveira
Docente: Claudiane
No livro Cultura um conceito antropológico de Roque B. Laraia, vemos a comparação dos diversos comportamentos do homem espalhado pelo planeta e as hipóteses que são levantadas por diversos antropólogos e estudiosos da área para entenderem a real diferenciação que existe entre os homens dentro de uma sociedade onde uma mesma organização, carrega consigo, muitas diferenças de intelecto, sabedoria e desenvolvimento social
Neste momento, iniciou-se uma crescente pergunta que não tinha resposta correta no momento. Surgiram diversas teorias que tentavam explicar a diferenciação de cultura; algumas, explicavam que a cultura era proveniente de heranças genéticas bastante influenciadoras da personalidade humana. Outras hipóteses levavam a constatação da diferenciação de culturas pelo Determinismo Geográfico o qual afirmava que as diferenças no ambiente físico sintetizavam a diversidade cultural.
Os fatores que tiveram importância na evolução do homem com certeza foram a capacidade de aprender de acordo com o meio em que vive e a sua flexibilidade em se adaptar ou adaptar o local aos seus costumes ou ao modo que esse sistema requer do homem em si.
Segundo Krober uma ampliação do conceito de cultura:
A cultura, mais do que a herança genética, determina o comportamento do homem e justifica suas realizações.
O homem age de acordo com seus padrões culturais. Os seus instintos foram parcialmente anulados pelo longo processo evolutivo por que passou.
Segundo a obra e Krober, o homem nasce com um grande potencial igualitário entre todos, ou seja, todos os homens têm a mesma capacidade de adquirir cultura e conhecimento ao nascer, só que de acordo com a sua localização, a cultura onde está inserido, este absorverá a cultura local onde o mesmo