Resumo cultura blog
Tema: A cultura blog
Vários teóricos importante, de diversas áreas da ciência, acreditam que as inovações tecnológicas determinam mudanças culturais. Não se pode negar a influência que a tecnologia exerce sobre sociedade e cultura. Levando em conta a complexidade do tema, será mais interessante explicar tais mudança segundo o ponto de vista de Giddens (1991), esse autor fornece dois importantes conceitos para o entendimento sobre a atualidade: desencaixe e reflexibilidade. * Desencaixe refere-se ao “deslocamento” das relações sociais de contextos locais de interação e sua reestruturação através de extensões indefinidas de tempo-espaço. * Reflexibilidade se caracteriza no fato de que “as praticas sócias modernas são constantemente examinadas e reformada à luz de informação renovada sobre estas próprias prática, alterando assim constitutivamento seu caráter” (GIDDENS, 1991, p.29 e 45).
Portanto, sem desconsiderar a conexão da evolução tecnológica nas transformações sociais, é importante observar a grande capacidade e os interesses humanos em flexibilizar de forma ampla suas possibilidades de relações e seus meios de conhecer o mundo.
Fenômenos de comunicação, evolução da internet, moda da web, “coisa de nerd”, são alguns dos rótulos dados aos weblogs ( ou blogs, simplesmente) por um certo números de usuários pouco mais “especializados” do que o “simples navegante”. Tais classificações revelam o quanto à ferramenta e suas apropriações vêm despertando o interesse e observadores (pesquisadores, jornalistas, técnicos, etc.).
Ferramenta de publicação on-line, que tem assumido o papel de noticiar visões individuais. Entre as assuntos mais publicados estão às vidas privadas de seus próprios autores (blogueiros).
Em 1998, afirma Blood (2003) já existiam alguns sites do tipo dos que agora são denominados de blogs. Em 1999, surge o primeiro serviço gratuito “construa seu próprio blogs”, o Pitas (www.pitas.com), e em agosto do mesmo ano, aparece o