Trabalho de parto
- resultado de uma combinação de fatores: controle fetal, alterações nos hormônios esteróides, produção de prostaglandinas, estimulação da ocitocina e alterações musculares uterinas.
Duração do trabalho de parto: Pode variar até aproximadamente 24 horas.
PARTO: Fenômenos Maternos Os fenômenos maternos do parto compreendem as modificações do trato genital que se sucedem na evolução do processo parturitivo, que incluem o período de dilatação, o expulsivo e o da dequitação, além do quarto período de Greenberg (1946), representado pela primeira hora do parto.
Fase Pré-Parto:
O período que precede o parto em aproximadamente duas semanas, durante o qual se observa aumento na atividade uterina, denomina-se pré-parto.
Período de Dilatação:
O primeiro período do parto, dito de dilatação, inclui os processos de esvaecimento cervical, ou seja, a incorporação do canal cervical à cavidade uterina, e a cervicodilatação, pela qual o orifício do colo se amplia, gradativamente, para participar na formação do canal de parto e permitir a passagem da parte fetal que se apresenta. Taios modificações representam a continuação natural da formação e ampliação do segmento inferior. Como regra, nas prima parturientes o como primeiro se esvaece, para então dilatar-se. Inicialmente, entreabre-se o orifício interno que se destina a dilatação progressiva. Nas multíparas o esvaecimento e a dilatação são concomitantes.estes fenimenos resultam da contratilidade uterina, que se decompões em três elementos: duração, freqüência e inte3nsidade. A contração do útero, aumentando a tensão de suas paredes, promove um incremento na pressão interna do órgão; a resultante desta força atua sobre o canal cervical, impondo-lhe a dilatação.
Inicia com as contrações regulares e termina com a dilatação completa da cervix.
Período Expulsivo: Completa a cervicodilatação, inicia-se o segundo período do parto, que culmina com a expulsão fetal.
Dequitação:
È o terceiro período do