Trabalho de parto
Não! A perda do tampão mucoso acontece dias antes do trabalho de parto, nas últimas semanas de gravidez o colo do útero começa a ficar cada vez mais fino e a dilatar gradualmente, as contrações são fortes e não leves como de Maria, com ritmo irregular, 3 a 5 minutos e duram, normalmente, 45 a 60 segundos.
b) Quais os sinais de alerta e de trabalho de parto que devem ser orientados para que Sra. Maria procure o hospital?
Orientaria a Maria que o modo de trabalho de parto varia de mulher para mulher, umas longo, outras curto, a perda do tampão sugere que está próximo do trabalho de parto, se as contrações aumentarem a freqüência e intensidade, pediria a ela para verificar sempre se o bebe esta mexendo, perda de fluido na vagina ou no caso de sangramento teve ser encaminhada ao Hospital para a segurança da mãe e do bebê e adequada assistência em um ambiente seguro, sabendo que dessa forma é possível acompanhar sua evolução, planejar vigilância adequada para o parto.
c) Qual seria sua conduta frente ao caso?Paciente multípara, com idade gestacional de 39 semanas, assegurar-se de que não existe desproporção feto-pélvica ou anomalia da apresentação.
Verificaria os sinais vitais, ausculta dos batimentos cardiofetais, verificaria a história obstétrica (motivo da cesárea) e avaliação do risco gestacional. Verificaria a próxima data da consulta pré-natal. Verificaria sua rede de apoio, com quem pode contar neste momento, se possui telefone do Hospital ou