Resumo Crítico
DATA – 12/03/2014
DOCENTE – Anne Larissa Santiago da Maia
DISCENTE – Verônica de Souza Nascimento
CURSO – Serviço Social
TURMA – 011SES2AM
DISCIPLINA – Introdução ao Serviço Social
RESUMO CRÍTICO
ESTEVÃO, Ana Maria Ramos.
O que é Serviço Social/ Ana Maria Ramos Estevão.
São Paulo: Brasiliense, 2006.
“Assistente Social é aquela moça boazinha que o governo paga para ter dó dos pobres”. Algumas pessoas têm o habito de definir dessa forma os profissionais de Serviço Social, mas nessas definições sempre existe: a moça e o pobre, mas isso não passa de uma subjetiva “aparência”.
O Serviço Social tinha como origem dar assistência social aos pobres (pelas “moças boazinhas”) há alguns séculos atrás. Várias coisas mudaram no decorrer do tempo, mas o Serviço Social continua sendo uma profissão “feminina”. Porém essa não é a melhor forma de descrever essa profissão maravilhosa. O Serviço Social nada mais é que a junção da cidade com a indústria. E com isso, ele possuiu a cidade e se identificou com a indústria. Com o passar dos anos do seu surgimento, hoje por sua luta de sobrevivência ganhou seu jeito próprio, e pela sua identificação com a cidade e a indústria chegou com tudo, e apesar das incertezas e duvidas, continua prestando serviços para as empresas e para a população.
Sabemos que, desde sempre pessoas desfavorecidas e de classe baixa, existem as pessoas que se preocupam com elas e com seu bem estar. Porém com o aparecimento da sociedade capitalista, e com lucro deixando de ser visto como uma coisa errada, que a preocupação com a classe menos favorecida, e os problemas sociais e políticos que essa classe poderia criar, a burguesia que havia chegado há pouco tempo no poder necessitou de uma defesa, criaram uma divisão de obrigações em duas partes. Uma para igreja que com a parte da caridade, ajudando com alimentos, roupas, e a outra fica para o Estado, que é de impor a paz político entre eles mesmos.
A explicação