RESUMO CRÍTICO-ANALÍTICO
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
CURSO DE FORMAÇÃO DOCENTE
RESUMO CRÍTICO-ANALÍTICO
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
Manaus, Amazonas
2014
ALCIMAR BOTELHO JANUÁRIO
RESUMO CRÍTICO-ANALÍTICO
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
Trabalho apresentado para nota parcial na disciplina Fundamentos da Educação ministrada pela professora Lúcia Helena Soares de Oliveira, no curso de Formação Docente pela Universidade Aberta do Brasil- IFAM.
Manaus, Amazonas
2014
Algumas definições de acordo com o dicionário da palavra educação e ensino, bem como definição dada por alguns autores.
A palavra “educação”, de acordo com o Dicionário Online Aurélio, vem do latim educatione, é um substantivo feminino e tem como definição prévia o ato ou efeito de educar-se. Essa definição remete-se ao processo que se instaura a partir do ato/efeito que é o ensino e a aprendizagem.
De acordo ainda com o Dicionário Online Aurélio a palavra “educação” pode ter três possíveis significações, que se definem como: um conjunto de normas pedagógicas tendentes ao desenvolvimento geral do corpo e do espírito; um conhecimento e prática dos usos da gente fina; ou ainda instrução, polidez, cortesia.
A palavra “ensino”, a qual ter por definição, segundo o Dicionário Online Aurélio, instrução, indicação, encaminhamento, castigo, reprimenda, enfim, educação.
Sendo assim, torna-se relevante salientar que a educação e o ensino apresentam definições que preconizam os acontecimentos da história educacional do nosso país, como o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, a Conferência para a Declaração Universal da Educação para Todos, enfim, pilares que sustentam as mudanças e a evolução da educação brasileira.
Como exemplos da definição de educação.
Brandão (1981) salienta que:
A educação pode existir livre e, entre todos, pode ser uma das maneiras que as pessoas criam para tornar comum, como saber, como