Resumo critico do filme O Clube do Imperador
Por Thiago S. Bezerra, Arquitetura e Urbanismo – 2nd Semestre.
O filme retrata a historia de um professor, de uma renomada escola para meninos, que entre seus dilemas morais e éticos tenta fazer a escolha certa, ou ao menos concertar os erros que cometeu no passado com relação ao ensino de alguns de seus alunos.
O conhecido professor William Hundert, sempre sério e rígido, porém um ótimo professor em que todos estimavam se depara com a entrada de um novo aluno, Sedgewick Bell, arrogante, presunçoso que claramente passou por problemas em outras escolas porém foi acobertado por influência de seu pai, Senador.
O professor Hundert tenta por varias vezes disciplinar Bell, sem sucesso, porém aos poucos começa a ser conquistado pelo garoto, que tenta se tornar um aluno melhor. Com a chegada do famoso campeonato da escola, o “Sr. Julio Caesar”, que consiste em uma competição de conhecimentos entre os três melhores alunos da sala. Ao longos das preparações e fases eliminatórias do campeonato o professor percebe grande esforço por parte de Bell e por fim, resolve dar uma nota maior que ele merecia para que o mesmo fosse qualificado à um dos três competidores. Esta foi uma atitude que assombrou o professor por anos durante sua carreira, pois fazendo isso, ele tirou o lugar de um aluno que realmente merecia aquela colocação. Durante a competição, o prof. Hundert percebe que seu aluno favorito, estava colando e tenta alertar o diretor para que tomassem uma medida cabível, porém, o mesmo fica de mãos atadas quando o diretor decide fazer vista grossa ao ato do aluno por influência do pai. O professor tenta uma medida que amenizaria retroativamente seu erro ( ter classificado um aluno não merecedor ), fazendo uma pergunta que suas colas não saberiam responder.
Após a vitória do aluno com conhecimentos merecedores o filme retrata a passagem dos anos e o arrependimento do professor Hundert por sua escolha errada e falta de caráter com