Resumo crise global.
RESUMO DOS ASSUNTOS: DESAFIOS AO MAIOR BLOCO DO MUNDO / A MOEDA ÚNICA É POSTA EM XEQUE / IMIGRAÇÃO AMEAÇA A LIVRE CIRCULAÇÃO / OS EUA NA ORIGEM DO PROBLEMA / A CRISE LEVA O POVO A RUAS.
ARACATI-CE
2013
RESUMO DOS ASSUNTOS: DESAFIOS AO MAIOR BLOCO DO MUNDO / A MOEDA ÚNICA É POSTA EM XEQUE / IMIGRAÇÃO AMEAÇA A LIVRE CIRCULAÇÃO / OS EUA NA ORIGEM DO PROBLEMA / A CRISE LEVA O POVO A RUAS.
Resumo apresentado a Faculdade do Vale do Jaguaribe - FVJ, como requisito avaliativo da disciplina de Teoria Econômica II, da Turma B do Terceiro Período de Administração de Empresas.
UNIÃO EUROPEIA
A União Européia se orienta politicamente de forma parecida com a diretoria federação, na qual diversos países compartilham instituições às quais delegam o poder de legislar. O bloco começa a se configurar após a II Guerra Mundial, com o objetivo de promover a integração econômica e fortalecer politicamente os países integrantes. Uma das regras da zona do euro é manter o Pacto de Estabilidade, no qual o déficit orçamentário (quando o país gasta mais do que arrecada) tem de estar abaixo de 3% do PIB. Depois da Grécia o efeito daminó fez com que vários países passassem esse limite, pois os governos gastaram para salvar instituições financeiras.
1951 – O Tratado de Paris cria a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, para promover uma integração econômica. Seis países aderem: Alemanha Ocidental, Bélgica, França, Holanda, Itália e Luxemburgo.
1957 – Os seis países formam a Comunidade Econômica Europeia (CEE). São criados os quatros fundamentos do bloco: livre circulação de mercadorias, de capitais, de serviços e de pessoas.
1992 – Com o tratado de Maastricht, nasce a União Européia (EU), que passa a reunir 32 países, com a adesão de Dinamarca, Espanha, Grécia, Irlanda, Portugal e Reino Unido.
1995 – Ingressam Áustria, Finlândia e Suécia.
2002 – Entra em circulação o euro moeda comum à maioria dos países da União Europeia.