Atividade de autodesenvolvimento
TÍTULO: "A falta de ética gera prejuízos às empresas".
O que Francisco Gomes de Matos quis dizer que não há possibilidades de vida social sem princípios éticos, pois são eles que garantem o respeito e a confiabilidade, condições necessárias para a vida em comum.
As pessoas têm que ser educadas, através da Ética da Consciência e da Ética do Coração para ter visão e sensibilidade éticas que levam ao respeito à dignidade do outro e segundo Francisco Gomes de Matos, para ser ético nos tempos modernos é preciso ter competência para dominar os instrumentos para ser ético, sentir a necessidade de ser ético, possuindo uma predisposição e ter vontade de ter o comportamento ético e também tem que sentir a necessidade de ser ético.
Nos textos das empresas ENRON/ PARMALAT/ARTHUR ANDERSEN: podemos verificar que não trabalharam com honestidade e respeito,pois, não seguiram os princípios éticos, enfrentando fraudes e escândalo, entrando em um ilusionismo financeiro (desvios contábeis).
As empresas citadas atingiram gravemente o código de ética, pois, atitudes como divulgar documentos manipulados, anunciar falsos investimentos, maquiar balanços, e etc é crime. Achando que ta levando a melhor, sem usar a honestidade e ética as empresas fazem gerar prejuízos, tendo que fazer o fechamento das empresas.
Resumindo estas empresas, Enron, Parmalat e Andersen estavam mais preocupadas em dar uma boa impressão do que realmente agir com ética. Não estamos a salvo de fraudes, mas devemos confiar nos profissionais que analisam as contas e nos órgãos regulamentadores, lembrando que a punição aos “profissionais de caráter duvidoso” é a