Contabeis
ETAPA 1:
Passo 1:
O conceito de investimento é oriundo do ramo da economia, o investimento em sentido econômico é a utilização de recursos existentes para de alguma forma captar recursos no futuro.
O simples fato de guardar dinheiro numa caderneta de poupança, cursar uma faculdade, comprar uma casa, abrir uma empresa entre outros são tratados como investimento mesmo sendo tão diversos.
Os tipos de Investimentos:
Existem três tipos de Investimentos, podemos classifica-los como: * Investimentos Públicos * Investimentos Privados * Investimentos Mistos
Os Investimentos Públicos são realizados por meio de recursos disponibilizados pelos governos ou entidades públicas em prol da sociedade. . Alguns exemplos de investimentos públicos são hospitais, escolas, rede de saneamento básico pavimentação de ruas dentre outros.
Os Investimentos Privados são recursos inseridos por pessoas Físicas ou Jurídicas de Direito Privado, a fim de gerar retorno aos Investidores.
Os Investimentos Mistos podem ser considerados uma mesclagem de Investimento Público com o Privado, visto que os recursos são disponibilizados parte pelos governos ou entidades públicas e também por pessoas Físicas ou Jurídicas do Direito Privado, almejando gerar bem-estar e retorno para a Sociedade. É muito vasto o rol de opções para investir, com alguns oferecendo mais riscos e outros menos. Cabendo ao administrador de forma racional analisar os projetos com o objetivo de escolher as melhores opções. O administrador deve levar em consideração três aspectos: * Econômico: É considerado a rentabilidade e o risco do investimento. Sobre esse aspecto deve o administrador escolher a opção com menos risco para a organização e de maior retorno. * Financeiro: O administrador deve levar em conta a disponibilidade de recursos da própria organização ou de financiamentos. *Ambiente empresarial: São considerações políticas, sociais e culturais que afetam o investimento.
Passo 2: