Resumo - Criacionismo e Teorias de Lamarck e Darwin
.
Criacionismo
Esta teoria justifica, por meio da fé, a origem do universo e da vida através de Deus. É baseada no livro de Gênesis encontrado na Bíblia e também no Alcorão. O criacionismo não é aceito no meio científico, uma vez que eles afirmam que é impossível provar que Deus existe e que realizou a milagrosa criação, tornando-se uma teoria filosófica ao invés de científica.
Na teoria do fixismo a origem e a diversidade das espécies surgiram como conhecemos atualmente e não houve alteração ao longo do tempo. Afirmam ainda que foram criadas independentemente umas das outras.
Lamarck
Lamarck defendia que as espécies sofriam alterações no decorrer do tempo com o objetivo de melhorar seu modo de vida a novos ambientes, reafirmando o princípio do uso e desuso, onde o que não é usado atrofia e o que é usado se desenvolve sendo passado para gerações futuras.
Também defendia que os seres haviam evoluído de micro-organismos simples originados de matéria não viva [teoria da geração espontânea, bastante popular na época de Lamarck.
Exemplos citados por Lamarck:
As aves aquáticas teriam se tornado pernaltas devido ao esforço para esticar as pernas para andar na água, sem molhar as penas.
Os ancestrais das cobras teriam tido pernas, que num dado momento passaram a atrapalhar o deslocamento do animal por lugares apertados. Com o desuso as pernas desapareceram e o corpo das cobras passou a não ter apêndices.
As girafas, vivendo em uma área de solo seco e quase sem capim, teriam como alimento folhas de árvores de grande porte e de tanto esticarem o pescoço para pegar as folhas, este cresceria e esta característica seria transmitida aos descendentes.
Darwinismo
O Darwinismo defende que as variações dos caracteres em uma espécie é consequência da seleção das formas mais aptas à sobrevivência.
Para Darwin o ambiente atua de diferentes formas sobre os organismos (salinidade, pH, temperatura, umidade,