Taxa de fecundidade
Esta pesquisa mostra a taxa de fecundidade no Brasil desde 1940 até o ano 2000. O objetivo é mostrar como a fecundidade entrou em declínio conforme os anos foram passando, os possíveis motivos desse declínio e como as informações e mídias influenciaram nessa transformação.
Gráficos:
Fecundidade:
Fecundidade da mulher brasileira
(Número médio de filhos que uma mulher teria ao final de sua idade reprodutiva) Figura 1
Taxas de Fecundidade Total. Brasil, 1940 a 2004
Figura 2
Comparando as duas imagens fica evidente a queda de fecundidade com o passar dos anos.
A seguir os possíveis motivos para esse declínio.
Motivos do declínio:
Como podemos observar em 1940 as mulheres tinham muitos filhos, essa médica começou a cair a partir de 1970, que foi quando as famílias começaram a ter acesso da as informações e serviços de saúde reprodutiva. Estudos comprovam que essas informações demoraram mais para chegar a população com uma renda mais baixa.
A fecundidade mais elevada deve se a falta de escolaridade, falta de informações, mulheres pobres e negras principalmente da região Norte e Nordeste do Brasil. Até hoje alguns lugares destas regiões sofrem com falta de escolaridade, acesso a informações .
Vale a pena ressaltar que mulheres com renda mais alta tem acesso com mais facilidade a hospitais mais qualificados onde recebem orientações com mais facilidade.
Mídia e informação:
Hoje em dia quase a população por inteiro tem acesso aos jornais, revistas, televisão entre outros. Além disso há propaganda espalhadas em todos os lugares indicando os riscos que uma relação sexual pode trazer. Com isso as pessoas passaram a ficar mais “ligadas” aos assuntos que antigamente não ousava-se tocar, o medo de DST (doenças sexualmente transmitidas) fizeram com que os casais se