criacionismo e evolucionismo maria josé aragão
As espécies evoluem dando origem a outras espécies, entretanto não temos uma noção evidente disso.
O mesmo acontece com a astronomia. Ao olhar o sol podemos ter a impressão que este gira em torno da terra, e não a terra em torno do sol como já se foi provado. A crosta terrestre também evoluiu.
Nas culturas pré-cristã babilônios, egípcios, chineses já se encontravam descrição dos seres vivos , mais é na Grécia antiga que surge pela primeira vez a zoologia cientifica. Aristóteles (filosofo) foi considerando o fundador da zoologia, ele dominou o pensamento europeu durante a idade média. Mas o aristotelismo adotado da época foi muito diferente da real filosofia de Aristóteles.
Naturalis Historia de Plinio ( 23-79 d.C.) foi considerada a primeira enciclopédia nesse campo.
Com o fim da antiguidade a biologia entrou em decadência, as universidades limitaram a ordenar as ideias de acordo com as doutrinas religiosas dominantes. As universidades fundadas depois do século XII expandiram, de alguma forma, o conhecimento sobre animais e plantas. No século XII e XIII ampliou a realidade para um mundo macro e microfísico com descobertas físicas e químicas, e foi a partir dai que houve uma notória tendência de interpretar a vida em termos físico-químicos. O século XIII caracterizou por descrever os seres vivos puramente mecanicistas. Nesse século deu-se também uma especialização acentuada de biologia com os trabalhos de Carl Von Linné que com seu livros System der Natur foi considerado o pai da sistemática moderna.
Lineu em 1757 deu o nome de primatas a ordem dos mamíferos uterinos. O sistema de Lineu é usado até hoje para denominar espécies. Ao mesmo tempo Conde de Buffon contrariamente ao defendido por Lineu considerava que muitos problema que surgiam na biologia se deviam, sobretudo, a vasta caracterização descritiva.
Nesse século, desenvolveu-se um conjunto de especulações sobre a origem das espécies, acarretando uma influencia marcada na orientação