Líderes Liberais
Índice
Pág. 4 – Apresentação.
Pág. 5 – Engenharia Eletrônica.
Pág. 6 – Principais Subdivisões da Engenharia Eletrônica.
Pág. 7 – Engenharia de Produção ou Industrial.
Pág. 8 – Organizações empregadoras de Engenharia de Produção.
Pág. 9 – Conclusão.
Pág. 10 – Bibliografia.
Apresentação
A Engenharia é uma profissão muito antiga, e que vem evoluindo constantemente ao passar dos anos.
Engenharia em si própria é um conjunto de várias profissões, que podem ser subdivididas em várias categorias dependentes da área de atuação ou do tipo de trabalho que será feito.
Nessa pesquisa, falaremos respectivamente de duas Engenharias: Engenharia Eletrônica e Engenharia Industrial (ou de produção, como é conhecida no Brasil).
Engenharia Eletrônica
A Engenharia Eletrônica é a modalidade industrial que se encarrega dos projetos e desenvolvimentos de componentes, equipamentos e sistemas eletroeletrônicos, utilizados na área de automação industrial, sistemas de potência, bioengenharia e eletrônica de consumo (rádio, TV, computadores...).
O profissional que atua nessa área, ele é capaz de medir o sistema eletrônico (Corrente Elétrica (I), a Tensão elétrica também conhecida como Volt (V) e Resistência Elétrica (R).
Além de medir as grandezas de tal sistema, o profissional ainda é capaz de analisar, reparar e criar sistemas eletrônicos.
A Engenharia Eletrônica é muito recente, tendo início no final do século 19 a partir do desenvolvimento tecnológico nas indústrias do telégrafo, e do rádio e telefone no início do século 20.
A maior parte do desenvolvimento dessa disciplina ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial, com o advento do radar, do sonar, dos sistemas de comunicação e de outros sistemas com fins para a aplicação bélica. Durante os anos que precederam a Segunda Guerra Mundial o assunto era conhecido como “Engenharia de rádio” e apenas no final