resumo corrente eletrica livro de fisica iii
Resistência elétrica R é a capacidade de um corpo qualquer se opor à passagem de corrente elétrica mesmo quando existe uma diferença de potencial aplicada. Seu cálculo é dado pela Primeira Lei de Ohm, e, segundo o Sistema Internacional de Unidades (SI), é medida em ohms.
A lei de Ohms é a afirmação de que a corrente que atravessa um dispositivo é sempre diretamente proporcional á diferença de potencial aplicada no dispositivo.
Visão microscópica Supõe-se que os elétrons de condução em um metal estão livres para se moverem como as moléculas de um gás. Por isso comumente dizemos que os metais possuem “elétrons livres”. Logo cada condutor será diferente um do outro, visto que a quantidade de “elétrons livres” é diferente entre eles.
Sendo assim associou-se essa quantidade de elétrons livres a uma característica dos condutores que é a resistividade, dada por “ρ”. macro............................................................................................. Modelo de condução elétrica: A condutividade pode ser calculada a partir das propriedades microscópicas dos materiais, ou seja, levando-se em conta a dinâmica dos portadores de carga.
A variação da resistência elétrica de um condutor varia com a temperatura.
Energia elétrica U é uma forma de energia baseada na geração de diferença de potencial elétrico entre dois pontos, que permitem estabelecer uma corrente elétrica entre ambos. Mediante a transformação adequada é possível obter que tal energia mostre-se em outras formas finais de uso direto, em forma de luz, movimento ou calor, segundo os elementos da conservação da energia.
Potencia elétrica P pode ser definida também como o trabalho realizado pela corrente elétrica em um determinado intervalo de tempo.