resumo convergencia entre leitura e produção textual
CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
LEÃO MARCOS AMPESSAN
CONVERGÊNCIA ENTRE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL, GÊNEROS TEXTUAIS/DISCURSIVOS E FATORES DE TEXTUALIDADE
CONCÓRDIA
2013
LEÃO MARCOS AMPESSAN
CONVERGÊNCIA ENTRE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL, GÊNEROS TEXTUAIS/DISCURSIVOS E FATORES DE TEXTUALIDADE
Trabalho apresentado à disciplina de Técnicas de Estudo, Turma 2013-2, do Curso de Ciências Econômica da Universidade Federal de Santa Catarina.
Orientador: Profª Marialice Moraes
CONCÓRDIA
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 5 2 DESENVOLVIMENTO 6 2.1 RELAÇÕES ENTRE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL 6 2.2 PROFICIÊNCIA EM LEITURA: UMA DISCUSSÃO CONCEITUAL 6 2.3 PROFICIÊNCIA EM PRODUÇÃO TEXTUAL: CORRELAÇÕES COM PROFICIÊNCIA EM LEITURA 9 2.4 GÊNEROS TEXTUAIS/DISCURSIVOS: UMA REFLEXÃO SOBRE USOS SOCIAIS DA LINGUAGEM 11 2.5 FATORES DE TEXTUALIDADE 12 2.6 OUTROS FATORES RELEVANTES NA TEXTUALIZAÇÃO 15 3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 16 REFERÊNCIAS 17
1 INTRODUÇÃO
A leitura é um ato que constrói os sentidos, influenciando diretamente nos princípios do conhecimento, da integração entre uma sociedade e a interação do saber.
A leitura contribui para buscar informação, para estudar, para realizar outra atividade e também ler por prazer, e assim enriquecendo o conhecimento prévio. Sendo que na produção textual, e quanto mais referências houver ao longo da vida, maior será o arsenal de possibilidades de tratar de diferentes temas nos escritos ou falas futuras.
Neste resumo pode-se afirmar que definir um bom e competente leitor depende de várias características específicas, como a capacidade de leitura, atividade de leitura, performance em leitura e objetivos da leitura. Sendo que um leitor hábil não só decodifica o texto, mas também se permite a uma atividade que