Cerâmica
São constituídas pelas seguintes propriedades;
1. Mecânica:
Os materiais cerâmicos têm a sua aplicabilidade um tanto limitada devido às suas propriedades mecânicas, que em muitos aspectos são inferiores as dos metais. A principal desvantagem é uma propensão à fratura catastrófica de maneira frágil com muito pouca absorção de energia
Apresentam baixa resistência ao choque
São duros e frágeis em relação à tração (~17 kgf/mm2)
São resistentes em relação à compressão
O modulo de elasticidade é alto: ~45.500kgf/mm2 (aço: 20.000 kgf/mm2)
Tem alta dureza e alta resistência ao desgaste
2. Física e Térmicas:
Dureza
Para determinar a dureza superficial, a resistência a ser riscado por outro material, é utilizado a escala MOHS. O vidro tem a dureza 6.5 entre a ortose (6) e o quartzo(7).
Resistência à abrasão
É 16 vezes mais resistente que o granito.
Densidade
A densidade do vidro é de 2,5, ou seja, este tem uma massa de 2,5 Kg por m2 de superfície e por milímetro de espessura para os vidros planos. A massa volumétrica, expressa no sistema de unidades oficial é de 2500 kg/m3. Um m² de vidros com 4 mm tem assim uma massa de 10 kg.
Resistência à compressão
A resistência do vidro à compressão é muito elevada: 1000 N/mm2 ou 1000 MPa.
Isto significa que, para quebrar um cubo de vidro com 1 cm de aresta, a carga necessária é da ordem de 10 toneladas.
3. Magnética
4. Opticas
As propriedades ópticas de um material incluem:
Estas propriedades dependem essencialmente da interacção da radiação electromagnética com os electrões que fazem parte do material A luz visivelé uma parte do espectro electromagnético e compreende os comprimentos de onda entre os 400 nm (violeta) e os 700 nm (vermelho)
absorpção e transparência
A absorpção e transparência são propriedades complementares. Se a radiação incidente estimular os electrões a saltar de um nível de