estudante
Aluno(s):
GéssicaRosentalskiGaliano 1415930
Cintia Elizabete GoonaDuarte 1420198
POLO
AMAMBAI
2014
GéssicaRosentalskiGaliano
Cintia Elizabete GoonaDuarte
Indique Uma Ação Leitora Que Demonstra O Papel Ativo E Não Passivo
''Ensino De Leitura: Questão De Receita E Concepção''
POLO
AMAMBAI
2014
Sumario
1. Ensino de leitura: questão de receita ou concepção? 04
2. Resenhas 05
3. Linguagem e Ensino 06
4. De Resumo, De Esclarecimento, De Questionamento Pessoale De Previsão 07
5. Conclusão 09
6. BIBLIOGRAFIA 10
Ensino de leitura: questão de receita ou concepção?
Quando a concepção construtivista começou a fazer parte dos ambientes educacionais, houve um redimensionamento no modo de pensar o processo de ensino e aprendizagem. O modelo tradicional que enfatiza a acumulação passiva de conhecimentos passa a ser substituído, pelo menos em teoria, por um modelo que enfatiza a ação, a interação e a produção.
São norteadas por um conjunto articulado de princípios, parâmetros e diretrizes fundamentados nas teorias psicológicas do desenvolvimento e da aprendizagem que defendem que o aluno exerce o papel principal no processo de ensino-aprendizagem e é o construtor ativo do seu próprio conhecimento.
Isto implica que o professor não seja mais reconhecido como transmissor de conhecimentos, mas como aquele que estimula a autonomia do aluno e cria as oportunidades de descoberta.
Resenhas
Ao assumir o modelo construtivista, muda-se a concepção acerca da leitura e, consequentemente, a metodologia de ensino da leitura na sala de aula. Este modelo propõe-nos uma concepção interativa de leitura. Tem-se, então, um aluno-leitor que constrói os sentidos do texto, a partir dos seus