Resumo controle koontz
Visão Geral
Definição:
A função gerencial de controle consiste na medição e na correção do desempenho a fim de assegurar que os objetivos da empresa e os planos elaborados para alcançá-los sejam atingidos.
Etapas do Controle:
O processo de controle básico inclui três passos:
1) Estabelecer padrões;
2) Medir o desempenho em relação a esses padrões;
3) Corrigir variações dos padrões e do planejamento.
Enfoques do Controle:
Há diferentes tipos de padrões e todos devem assinalar desvios em pontos críticos. O desempenho pode ser medido em face das melhores práticas da indústria, enfoque conhecido como ponto de referência ou benchmarking.
O controle gerencial é visto geralmente como um mero sistema de retorno. Contudo não importa a rapidez com que a informação esteja disponível, há demoras inevitáveis ao analisar os desvios, desenvolver planos para realizar uma ação corretiva e implementar esses programas. Para superar essas demoras no controle sugere-se que os administradores utilizem um enfoque de manutenção de retorno para o futuro ou manutenção preventiva e não dependam apenas do retorno.
Muitos controles gerais são financeiros, e um deles é o controle de perdas e ganhos. Outro é o exercício do controle calculando e comparando o rendimento sobre o investimento. Esse enfoque baseia-se na idéia de que o lucro não deve ser considerado como uma idéia absoluta, mas sim como um rendimento do capital empregado em um negócio, ou em um de seus segmentos. A auditoria administrativa também foi utilizada como instrumento de controle. O controle burocrático baseia-se em regras, regulamentos, políticas, procedimentos e autoridade formal. Por outro lado, o controle de clã é influenciado por normas, valores compartilhados e comportamento esperado.
Requisitos para Controles Eficazes:
Para que os controles funcionem, devem ser adaptados especialmente aos planos e aos cargos, aos administradores individuais e às necessidades específicas, a