Empresas formais e informais
O presente trabalho apresenta o conceito de organização e as estruturas organizacionais existentes dentro de uma empresa. São apresentados os conceitos das estruturas formais e informais, bem como informações adicionais consideradas importantes, além das vantagens e desvantagens da estrutura informal.
Palavras-chave: Organizações; Empresa Formal; Empresa Informal.
1 INTRODUÇÃO
Toda empresa possui uma estrutura organizacional que deve ser formada de acordo com os objetivos e estratégias por ela propostos. A estrutura organizacional da empresa constitui uma ferramenta básica para que a mesma alcance as situações por ela almejadas.
Djalma (2002, p.84) define a organização da empresa como: “organização da empresa é a ordenação e o agrupamento de atividades e recursos, visando ao alcance dos objetivos e resultados estabelecidos”.
Complementando este conceito, Stoner (1992, p. 230) conceitua estrutura organizacional como: “forma pela qual as atividades de uma organização são divididas, organizadas e coordenadas”.
Neste sentido, toda empresa possui dois tipos de estrutura organizacional, sendo uma formal e outra informal, objeto do presente trabalho e que serão apresentadas a seguir.
2 EMPRESA FORMAL
A empresa formal pode ser conceituada como aquela deliberadamente planejada e formalmente representada, em alguns aspectos pelo seu organograma.
A organização formal é definida por padrões de relacionamento, que são fixados em regulamentos e leis.
As relações são concebidas de maneira impessoal, com as características de contatos secundários, ou seja, ligações indiretas, formais, deliberadas, racionais, categorizadas. O sistema de normas regulamentado contribui para a eliminação das hostilidades provenientes de ações baseadas em vínculos afetivos, que podem ser prejudiciais aos demais componentes da organização. Através da definição clara dos direitos e deveres, pretende-se, também, obter uma maior precisão e eficiência na