Empresa
Nesta obra podemos entender que por si sós a lei e o mercado não podem impor o respeito para que sejam cumpridas as cobranças ecológicas e sociais.
No caso das empresas,elas precisam do apoio da população,da mídia,etc., porque se uma atitude aos olhos dos consumidores não for boa,faz com que os empresários tenham um cuidado,por causa da ração negativa que pode causar.Para Adam Smith ambição dos comerciantes e empresários é pior que a dos reis e ministros.
Já a lei,estabelece normas para todos na sociedade,mas isso não quer dizer que todos vão respeitar. Alguns empresários comparam o ganham que terão desobedecendo a lei e o que pode lhe acontecer de dano que desobedecem a lei sem se importar.
Dando sequência,vem a pergunta se as empresas e as pessoas são atores morais.A essa questão,tiramos a conclusão que ambas são atores morais,pois exercem influência.A empresa por si é “uma pessoa jurídica”,tem direitos e deveres.
Já as pessoas também são porque elas praticam atos dentro da empresa. São as pessoas agem de acordo com a moral,são elas que trazem e fazem os comportamentos morais dentro da empresa.
Outro fator abordado é o de que em cada país estado,ou grupo social existem regras que devem ser obedecidas. Quando se está em um país de cultura diferente devemos respeitar até o ponto em que aquilo vá de acordo com nossa conduta ética.Um bom exemplo e que foi dito em sala,é o de uma empresa que si instala em um país onde há exploração de trabalho infantil. Para a cultura do lugar pode ser normal,mais não é normal para nós.
Para haver um acordo básico para resolver os conflitos da convivência humana existem alguns pilares básicos e indispensáveis considerados até hoje: * A ligação do individuo com o bem comum; * A responsabilidade individual e inalienável de cada um pelo que ele ou ela faz; * A validade universal da”regra áurea”,da dignidade humana,do principio