Diferença entre gestão e administração
Conceitos de Gestão e Administração:
Uma Revisão Crítica
Emerson de Paulo Dias
Administrador de empresas pela UCG, e mestrando em Administração pela Faculdade de
Ciências Econômicas e Administrativas de Franca-SP - FACEF, bolsista da CAPES –
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Resumo
As palavras Gestão e Administração fazem parte do cotidiano de várias pessoas, dentre elas os membros da academia. Mas, o intercâmbio destes termos é feito, com freqüência, de maneira indiscriminada, e poucas são as obras que almejam impor um marco limítrofe entre estes conceitos. O que se propõe é uma revisão teórica do assunto, buscando diferenciar administração e gestão, lançando mão de vários autores, dicionários e até posicionamento temporal de ambas.
Revista Eletrônica de Administração – Facef – Vol. 01 – Edição 01 – Julho-Dezembro 2002
2
Conceitos de Gestão e Administração: uma revisão crítica
O uso da palavra Gestão vem se intensificando no Brasil nos últimos anos de forma conspícua. O volume de obras publicadas com esta expressão vem tomando conta das prateleiras de negócios em todas as livrarias. Os cursos de Gestão, quer sejam puramente de gestão ou gestão com qualquer delimitador que tragam (ambiental, da produção etc.), envolvem as faculdades de administração por todo o país.
Neste contexto o termo Administração perdeu seu status, e cedeu parte de seu lugar para a Gestão. Porém, quando se questiona as pessoas sobre o que é um termo e o outro, surgem as dificuldades da delimitação de ambos. O que se vê é uma falta de concordância entre os marcos limítrofes deste questionamento. No dia-a-dia, o intercâmbio destas palavras é feito usualmente de forma indiscriminada.
O que se pretende é levantar a discussão sobre esta problemática. Não cabe a uma área do conhecimento científico deixar dúvidas sem respostas, principalmente quando estas dúvidas recaem sobre seu próprio nome. Os poucos esforços feitos neste sentido