Resumo conceitos de adm
Jéssica Martins do Prado – Matrícula: 111151152
Engenharia Química
Turma EC11 - 5° Feiras das 18h 50min às 20h 40min
“A intensidade e a constância das mudanças no macro ambiente empresarial têm confrontado as organizações – especialmente as de maior porte – obrigando-as a uma contínua revisão de sua estrutura organizacional, procurando novas formas de organização que possibilitem a obtenção de resultados efetivos. Esta revisão estrutural tem-se mostrado tão intensa que alguns autores assinalam que “nenhum tópico em administração sofreu mais alterações nas últimas décadas do que a área de estrutura organizacional a ponto de as pesquisas identificarem que, a partir de 1990, mais de 75% das grandes companhias alteraram significativamente suas estruturas para torná-las mais flexíveis”. A estrutura organizacional define – ou estabelece – como as tarefas são formalmente divididas, agrupadas e, principalmente, coordenadas numa empresa. A estrutura organizacional é um meio para ajudar a empresa a alcançar seus objetivos. Se a alta administração efetuar uma alteração importante na estratégia da sua organização, a estrutura precisará ser modificada para acomodar e sustentar a mudança. A questão central na reorganização da estrutura organizacional é a busca da adaptabilidade e da flexibilidade”
As estruturas organizacionais
Segundo Silvio Luiz Johann
“Uma organização é a coordenação de diferentes atividades de contribuintes individuais com a finalidade de efetuar transações planejadas.” Esse conceito utiliza a noção tradicional de divisão do trabalho ao se referir às diferentes atividades e à coordenação existente na organização.
Toda organização atua em determinado meio ambiente e sua existência e sobrevivência dependem da maneira como ela se relaciona com esse meio - equilíbrio com o ambiente externo - devendo ela ser estruturada e dinamizada para sua maior eficácia e melhor eficiência.