resumo comparativo
CURSO DE PEDAGOGIA
RESUMO COMPARATIVO
Itabaiana
2014
RESUMO COMPARATIVO
Resumo apresentado ao Curso de Pedagogia, sob orientação do prof.ª Maristela do Nascimento Andrade, como um dos pré-requisitos para avaliação da disciplina de Fundamentos Históricos da Educação.
.
Itabaiana
2014
O Filme nos mostra a dificuldade que todos os educadores que se opõem as normas padrão da sociedade passam. A história passa em uma escola norte-americana tradicionalista conservadora dos anos 50. Onde a ideologia era de formar esposas, mães, donas de casa com o mais alto conhecimento sobre postura, ética, princípios, e o resultado final é apenas o quanto bem a jovem casou. Podemos notar que o conhecimento que elas adquiriam sobre história e afins eram por meio de decorar, reproduzindo assim o conhecimento adquirido.
Em vários momentos é discutido sobre o papel da mulher na sociedade, que naquela época, era aceito somente que a mulher casa-se, deixando para trás suas vontades e sonhos, não podendo trabalhar ou concluir um curso superior, onde aquelas que concluem não eram bem vistas pelas outras pessoas da sociedade que ainda viviam regendo os princípios tradicionalistas.
A educação feminina institucionalizada é um fenômeno recente de estudo na historiografia. Durante séculos, a mulher foi retratada, de modo geral, a uma situação de subordinação e dependência do pai e/ou do marido. Vista assim, como objeto sexual do homem, colonizador e proprietário. Dentro de casa, as mulheres recebiam instruções de suas mães, escravas, avós, governantas e tias, tais como: bordar, cozinhar, costurar e outros afazeres, em sua maioria ligada ao cotidiano doméstico. Desta forma, por um longo período, dedicaram-se a um espaço privado, e conseqüentemente estiveram afastadas de uma educação formal. No entanto, apesar desta exclusão, a partir do século XVIII, o