Resumo do livro: Teorias da comunicação: um panorama crítico e comparativo
RESUMO
TEORIAS DA COMUNICAÇÃO: UM PANORAMA CRÍTICO E COMPARATIVO
Trabalho apresentado ao Professor Dr. Aloísio Nunes da disciplina Teoria da Comunicação I da turma do segundo semestre do curso de Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas da Universidade Federal de Alagoas – UFAL.
Maceió, 8 de janeiro de 2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
A comunicação sempre existiu sempre se fez necessária. Junto com essa necessidade de se comunicar também veio a necessidade de entender a comunicação em suas origens, e tão variadas definições.
Freud, Saussure, Barthes, Jakobson, Peirce, estudiosos que aprofundaram seus estudos sobre a comunicação partindo da insuficiência do conhecimento já existente sobre semiótica e outras tantas teorias.
Este texto vem abordar de forma clara e crítica um panorama sobre as teorias da comunicação,estão presentes aqui a teoria da comunicação abstrata, humana, social, comunicação de massa, comunicação enquanto teoria das mídias, a polêmica indústria cultural, a comunicação pós-massa, e a semiótica apresentada por Peirce.
DESENVOLVIMENTO
CAPITULO I – TEORIA DA COMUNICAÇÃO CONCEITUAL E ABSTRATA
Este primeiro capítulo trata de um conceito de comunicação como um todo. Parte da Grécia buscando em Aristóteles a retórica, que também fundamenta o princípio da comunicação que conhecemos.
Além da retórica o capítulo trata também da comunicação enquanto ciência, dos conceitos linguísticos, da psicanálise e da dialética do trabalho Marxista.
1. A retórica e a comunicação
Ao partir da ideia e certeza de que a comunicação sempre existiu e se fez necessária, procura-se designar, conceituar comunicação. O conceito de comunicação começou a aparecer mais claramente a partir do século XX, porém pode-se afirmar que os processos de construção desses conceitos partem da Grécia antiga, onde já havia uma