Resumo "Como encaminhar um pesquisa?"
Neste texto procura-se mostrar o procedimento de Como Encaminhar uma Pesquisa, dividindo seu conteúdo em alguns tópicos onde cada um justifica parte do outro.
Em primeiro se pergunta "O que é pesquisa?", que se é definida como um procedimento para encontrar respostas a problemas propostos. Ela é necessária quando não se tem informações suficientes para responder ao problema proposto. A pesquisa é utilizada em um processo de fases desde a formulação dos problemas até os resultados finais.
Em seguida se questiona "Por que se faz pesquisa?". O autor põe essa questão com duas soluções, a primeira é de ter vontade de conhecer algo por querer satisfazer o seu conhecer, se diz "puras", e a segunda é a de querer conhecer algo para ter um resultado mais eficaz nela, "aplicadas". E neste livro procura apresentar táticas de pesquisa para os objetivos, tanto os "puros" quanto os "aplicados".
A próxima questão se dá ao "Que é necessário para fazer uma pesquisa?". Separado em duas situações, "Qualidades pessoais do pesquisador" e "Recursos humanos, materiais e financeiros". A primeira, tal como o subtópico diz, são as qualidades que o pesquisador precisa, essas são: conhecimento do assunto a ser pesquisado; curiosidade; criatividade; integridade intelectual; atitude autocorretiva; sensibilidade social; imaginação disciplinada; perseverança e paciência; confiança na experiência. A segunda é pra ser levado em consideração os problemas dos recursos citados, pois terá maior chance de ser bem-sucedido se os tiver. O pesquisador deve ter noção do tempo a ser usado e valorizá-lo, prover dos equipamentos e materiais necessários para a pesquisa e ficar sempre atento aos gastos que serão decorrentes, principalmente na remuneração de serviços, por isso o pesquisador deve elaborar um orçamento adequado.
O quarto tópico se discute "Por que elaborar um projeto de pesquisa?". A elaboração do projeto é o que possibilita organizar os