Resumo Ciências do Ambiente
Eutrofização é o crescimento excessivo das plantas aquáticas, tanto planctônicas quanto aderidas, a níveis tais que sejam consideradas como causadores de interferência com os usos desejáveis do corpo d’água. O principal fator de estímulo é o nível excessivo de nutrientes no corpo d’água, principalmente nitrogênio e fósforo. O processo de eutrofização se acelera pela intervenção humana (eutrofização cultural ou acelerada), causada pelo aporte de fósforo que provém de esgotos domésticos, esgotos industriais e fertilizantes agrícolas. Matéria orgânica -> consumida pelos decompositores aeróbicos -> diminui a quantidade de oxigênio
Aumento da matéria orgânica a ser decomposta -> os peixes passam a competir com os decompositores pelo oxigênio disponível -> morte dos peixes
2. Explique a dinâmica do oxigênio dissolvido e da demanda bioquímica de oxigênio durante as fases de autodepuração de um ambiente aquático.
DBO: Demanda biológica de Oxigênio. É a medida que calcula a quantidade de oxigênio dissolvido num corpo d’água, consumido pela atividade bacteriana. O DBO é proporcional ao tempo e quanto mais matéria orgânica tiver maior será o DBO.
Aumento do DBO -> Oxigênio rapidamente consumido -> decomposição anaeróbica da matéria orgânica -> Aumento de metano, amônia e gás sulfídrico (degradando a qualidade da água).
Finalidade do teste: Visualização da taxa de degradação do despejo ao longo do tempo e Visualização do consumo de oxigênio ao longo do tempo. (dura 5 dias)
Autodepuração: Um corpo de água poluído por lançamentos de matéria orgânica biodegradável sofre um processo natural de recuperação denominado autodepuração. A autodepuração realiza-se por meio de processos físicos, químicos e biológicos.
Etapa 1: Decomposição
Matéria orgânica -> consumida pelos decompositores aeróbicos -> Aumenta A DBO (quantidade de oxigênio respirado pelos decompositores para decomposição