resumo ciencias do ambiente
RELAÇÕES INTERESPECÍFICAS:
Em um ecossistema, os organismos estão constantemente interagindo entre si, podendo causar prejuízo ou beneficio para outras espécies. Mesmo quando essas interações são negativas, fazem parte do equilíbrio natural. Um exemplo disso é o caso da "predação" que ocorre, por exemplo, quando onças caçam as suas presas. Outros como o urubu, se alimentam de restos de animais mortos, relação esta que é denominada de "saprofitismo".
ECOSSISTEMAS: Os ecossistemas naturais podem sofrer alterações profundas quando são explorados pelos seres humanos. Um dos principais problemas é a diminuição da taxa de renovação das espécies. Ainda sobre os ecossistemas, denominamos "nicho ecológico" a função ou papel que um determinado organismo tem neste sistema. Porém, quando duas espécies ocupam o mesmo "nicho ecológico", é provável que se estabeleça uma competição interespecífica.
QUÍMICA AMBIENTAL: Uma das áreas da Engenharia Ambiental mais desenvolvida atualmente são os métodos como são tratados os resíduos domésticos e industriais. Um exemplo disso é o caso do tratamento dos esgotos domésticos, que tem como objetivos: remover o material sólido; reduzir a demanda bioquímica de oxigênio; matar os microorganismos patogênicos; e reduzir as substâncias químicas indesejáveis. No caso das indústrias, um dos principais problemas são os efluentes com altas concentrações de sódio. Por exemplo, o excesso de sódio no solo pode causar acidificação do mesmo, prejudicando a possibilidade de crescimento de espécies vegetais.
GEOLOGIA: Uma das principais formas de se caracterizar o solo é através da sua cor. Ela pode variar conforme os componentes da matéria orgânica, mineralogia e outros fatores. Por exemplo, quanto maior a quantidade de matéria orgânica, mais escura é a cor do solo, o que pode indicar fertilidade ou decomposição do material. A cor vermelha indica a presença de óxidos de ferro e de solos bem drenados. Já os solos