Resumo: cidadania, respeito e trabalho escravo
Cidadania é um assunto muito comentado na escola e na sociedade. São várias as definições. Mas Cidadão é uma pessoa que tem direitos e deveres, que deve cumprir na sociedade em que vive. Já a Cidadania é o exercício da conquista desses direitos e do cumprimento dos deveres.
No mundo em que vivemos, somos integrantes de um mundo constituído pela nossa família, cidade e pátria, onde vivemos e convivemos uns com os outros.
Ninguém nasce perfeito, pois precisa sempre crescer e melhorar como pessoa e como profissional.
Um exemplo claro de falta de conhecimento da cidadania, de ausência do senso de participação e de desobediência dos princípios de convivência humana, são as torcidas organizadas de times de futebol, atualmente. Essas “torcidas organizadas” estão contribuindo para a perda do controle emocional. Desviando suas emoções para um lado agressivo e destrutivo. Contribuindo para a ausência de torcedores aos estádios, para assistirem de perto seus times favoritos e seus ídolos jogarem. Não são todos. Mas pelo que a televisão tem mostrado ultimamente é uma violência.
O verdadeiro cidadão procura zelar pelo bem público, respeitar as pessoas e o local onde freqüenta. O lazer é um direito de todos, cada qual da forma que acha melhor. Mas evitando a violência, a discórdia, o conflito.
Respeito
Independentemente de religião, de raça, de sexo, de posição social, de condição econômica, de cultura, e até mesmo de idade, todo ser humano merece respeito.
Infelizmente, nem sempre tem sido assim, pois continuam a prevalecer em nosso planeta Terra, o orgulho e o egoísmo, e a conseqüente falta de respeito ao ser humano. No dia-a-dia, vemos como ainda é forte a presença do egoísmo e, por conseguinte, da falta de respeito ao semelhante.
Para exemplificar, quando furamos uma fila, seja do que for, estamos pensando que o nosso tempo é mais importante do que o dos outros, que chegaram antes, e ainda assim agimos em completo desrespeito às regras de respeito e