resumo cheida
Autor: Paulo de Tarso Cheida Sans
O componente essencial para a criação artística é a expressão lúdica. Analisar e investigar como se origina uma obra estética e propor uma alternativa para a compreensão é a proposta deste capítulo.
Expressão lúdica
O fazer deve estar ligado à idéia, numa sincronia entre pensamento e ação. A expressão lúdica e formada pelo lúdico e a expressão, que manifesta de maneira imprevisível. Ela tem a capacidade de unir o conhecimento e o sonho, quando ativada proporciona a criação, e ela só e possível se acompanhada de liberdade e sinceridade.
A sincronia e o ato de fazer, gerando a satisfação por conseguir demonstrar o que sente por dentro. A expressão lúdica acontece nas pessoas independentemente da idade, nas crianças de forma, e nos adultos somente nos mais sensibilizados.
Obra estética
A obra estética e a expressão lúdica do autor materializada, para fazer, não basta somente ter a idéia inicial, é necessário que se prolongue a idéia e indique novos resultados, multiplicando novas idéias e assim mantendo a criatividade.
Alguns criadores são rápidos e outros não, mas o que importa é a sintonia da expressão lúdica com a habilidade ao lidar com materiais.
Os componentes estéticos se originam de dois pólos, conteúdo e forma. Do lúdico se origina a forma, determinada pelo criador utilizando o espaço compositivo, ritmo, tonalidade, texturas e outros elementos. Dessa expressão, provem o conteúdo, ambos se fundem propiciando o sentido da plasticidade.
Na obra plástica se observa ordem, harmonia e perfeição, o equilíbrio dessas qualidades produz o valor estético da obra. Caso a utilização técnica e a habilidade do autor não atinjam o resultado pretendido, ficará evidente que não conseguiu atingir o melhor modo pra si. Daí a importância da utilização dos materiais certos.
A questão da técnica conduz sentidos diversos. Devido a evolução tecnológica, novas opções surgiram, como o