trabalhografismorita
968 palavras
4 páginas
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIPInstituto de Ciências Humanas
Campus São José do Rio Pardo
Curso de Graduação em Psicologia (Noturno)
RITA DE CÁSSIA PACHECO MARTINS
GRAFISCO INFANTIL
SÃO JOSÉ DO RIO PARDO – SP
2015
RITA DE CÁSSIA PACHECO MARTINS; RA: C1943A-9
GRAFISCO INFANTIL
Trabalho curricular bimestral realizado como parte da avaliação referente ao terceiro semestre na disciplina “Psicologia Construtivista”, sob orientação da Prof. Kátia Ferreira Gomes.
SÃO JOSÉ DO RIO PARDO – SP
2015
RESUMO
Atualmente, por meio de pesquisas na área, percebe-se que buscar entender o grafismo infantil é uma forma de entender a própria criança e o seu emocional.
A importância do desenho, o seu desenvolvimento e a sua interpretação nos faz refletir que a criança é um ser completo e ao tomar posse de um papel, ela nos mostra sua realidade através de linhas, pontos e manchas. Assim o desenho, primeira manifestação da escrita humana, continua sendo a primeira forma de expressão usada pela criança. Seus efeitos ganham vivacidade por representar também o que ela conhece em relação ao mundo, onde cada desenho reflete um estágio de desenvolvimento.
O desenho pode representar tanto o consciente como o inconsciente. Portanto essa manifestação da criança está repleta de simbolismo e mensagens.
O objetivo deste trabalho é fazer uma análise entre o desenvolvimento e as teorias estudadas.
SUMÁRIO
RESUMO 3
INTRODUÇÃO 5
OBJETIVO 6
METODOLOGIA 7
GRAFISCO INFANTIL: ABORDAGEM TEÓRICA 8
RESULTADOS Erro! Indicador não definido.9
DISCUSSÃO 90
BIBLIOGRAFIA 100
INTRODUÇÃO Nesse trabalho podemos observar através dos desenhos elaborados pela criança, sua coordenação, percepção do meio ambiente, expressão corporal e desenvolvimento visual. Através do grafismo podemos comparar o desenvolvimento psicológico de uma criança. O desenho é também uma linguagem, uma forma de se expressar, de se comunicar.