ORIGEM DO CONHECIMENTO
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
FUNDAMENTOS DA PESQUISA
EMERSOM LUIZ PEREIRA
27 FEV. 2015
QUAL A ORIGEM DO CONHECIMENTO?
Além da corrente racionalista possuímos ainda duas correntes filosóficas, sendo o empirismo e o apriorismo.
A corrente filosófica do empirismo defende que todo o conhecimento adquirido vem da experiência. Quando nascemos não existem ideias, conhecimentos ou princípios inatos. John Locke foi um defensor desta corrente, ele afirmava que ao nascermos nossa mente era um papel em branco e as ideias são adquiridas através da experiência. Já Davi Hume assenta que é um hábito, no sentido de que a percepção repetida e habitual leva a elaborar ideias sobre os fenômenos naturais.
O apriorismo consiste em partir de princípios anteriormente aceites. Defendendo em partes o conhecimento empirista e racionalista, criando assim uma corrente intermediaria, porem muito mais complexa.
O conhecimento racionalista parte de caráter racional, logico e a razão. Esse tipo de conhecimento é dado pela matemática, pois se trata de conhecimento seguro e rigoroso. Descartes afirma que a razão possui ideias inatas e claras e distintas postas por Deus. Ele explica a presença de Deus pela razão.
Descartes criou um método racionalista inspirado na matemática, obtendo assim, uma verdade indiscutível chamada de método cartesiano. As regras que integram este método são a evidência, a análise, a síntese e a enumeração. Estas regras guiam a razão orientando as operações do espirito, a intuição e a dedução.
No método cartesiano se destaca a dúvida, pois é através dela que se é possível negar tudo aquilo que gera incerteza. A dúvida se caracteriza por: preconceitos e juízos; o caráter enganador dos sentidos; por não saber distinguir o sonho da vigília e a existência de um deus enganador. A dúvida é um ato de pensamento e não pode acontecer sem a existência de um autor. Existindo dúvida, existe pensamento.
Descartes utilizou um método onde