resumo cecilia
Foi criada e educada pela sua avò materna Jacintha,que era natural da ilha de são Miguel,nos açores e sua baba pedrina que encantava a menina contando-lhe historias do nosso folclore,Cecília gostava de musica estudou violão e violino e como amava livros tornou-se professora dedicada as crianças. Publica seu primeiro livro de poemas, intitulados Espectros, em 1919. Segue-se um período de intensas atividades literárias,época em que se encontra com um grupo de escritores que ,entre 1919 e 1927,funda as revistas árvore nova,terra de sol e festa.Em torno da revista festa reúnem-se autores como Andrade Muricy,Tasso da Silveira e Murilo Araujo,que formam no rio de janeiro,acorrente do modernismo brasileiro que se convencionou chamar espiritualistas.
Nos anos 20, a autora publica os livros nunca mais..., Poema dos poemas (1923) e baladas para El-rei(1925),obras que revelam a presença da cultura oriental na sua formação,especialmente o livro de 1925.Percebe=se ,também,a repercussão do movimento simbolista sobre produção poética desse período,revelada na exploração da sonoridade ,nas imagens imprecisas e de tonalidade mística .nesta época ,escreve ainda os poemas do livro cânticos,que só serão publicados em 1981.
Preucupada com assuntos relativos ao ensino, Cecília trabalha para o diário de noticias do rio de janeiro(1930-1933),escrevendo diariamente uma pagina sobre educação.essas crônicas seguem sendo publicadas em outros periódicos cariocas.em 1935,Cecília è convidada a lecionar literatura luso brasileira e ,em seguida,técnica e