Resumo capítulos "Sangue Suor e Lágrimas
Capítulo IX - “Homem Pobre, Mendigo Ladrão”
Os dados de mendigos nos séculos XVI e XVII na Europa são expostos.
A causa desse grande número de mendigos, miséria e sofrimento foram as guerras, que devastaram populações em todos os cantos da Europa.
Enquanto os mercadores da Inglaterra, Holanda e França amontoavam fortunas enormes no comércio, os espanhóis haviam descoberto uma forma mais simples de aumentar as somas de dinheiro de seu tesouro, Embora seus exploradores não tivessem conseguido descobrir uma rota para as Índias que lhes proporcionasse lucros comerciais, esbarraram com os continentes da América do Norte e do Sul. Nesse período os espanhóis compravam mais do que vendiam.
Resultantes do aumento de preço
Beneficiados: Mercadores que mesmo com suas despesas se elevando, os lucros de seus negócios aumentavam, ou seja, pagavam mais para comprar mas na hora de vender cobravam mais ainda.
Também se beneficiaram as pessoas de renda fixa, os que tinham arrendamento a longo prazo podiam vender produtos que produziam em sua terra muito mais caro e lucrar com isso.Foi nesse período que teve inicio o cerceamento das terras tornando as propriedades conjuntos interinos de hectares. “... O que antes era campo aberto tornava-se um campo fechado”. Essas cercas traziam benefícios e melhoras na produçãoMas existia também outro tipo de cerca que era extremamente prejudicial à cerca que era colocada para criação de ovelhas. Os arrendatários passaram a expulsar os arrendados das terras em que viviam e produziam para criar ovelhas, pois viam muito mais oportunidade de lucro com a criação desses animais do que com o arrendamento.
CAPÍTULO X
Precisam-se de trabalhadores-Crianças de dois anos podem candidatar-se
A expansão do mercado é uma chave importante para a compreensão das forças que produziram a indústria capitalista, tal como a conhecemos.
Afinal produzir mercadorias para um mercado pequeno e estável é uma