Resumo Capítulo 8
Livro Fotografia Digital, Capítulo 8 - Composição
1.1 Introdução
Embora máquinas modernas, incluindo as tradicionais e digitais, quando usadas no modo automático, possuem um nível de automatismo que deixa ao fotógrafo a simples tarefa de enquadrar e clicar, deve-se levar em consideração que um dos fatores que contribuirão para o sucesso de uma foto é sua composição, ou, seja, a montagem da cena e a distribuição dos elementos pela área coberta pela sua visão.
Mesmo que a interpretação de uma foto seja subjetiva, uma boa composição deverá passar pelo conhecimento de elementos básicos baseados num saber comum e de amplo consenso, é essencial para que você produza, conscientemente, um arranjo dos elementos presentes na cena e que ele transmita a sensação que você teve ao capturar a imagem.
1.2 A Regra dos Terços
Essa regra é um dos princípios da boa composição. Diz, que você deve dividir a cena em três partes utilizando duas linhas verticais e horizontais, como num jogo da velha.
A interesecção das quatro linhas cria quatro pontos focais. Esses pontos, chamados de terços, são o centro passivo das atenções para quem olha uma cena.
Não é necessário ocupar todos os pontos ou linhas, mas situar em algum deles o elemento principal da foto.
1.3 Conceitos para uma boa Composição
Além da regra dos terços deve-se atender à algumas perguntas:
-Qual é o objetivo da foto?
-Quem ou qual é o assunto principal?
-O que deve ser ressaltado? Pessoa, arquitetura, cores, textura?
-Quem será o público da foto?
Respondidas essas perguntas, considere alguns conceitos que podem ser aplicados à foto: simplicidade, centro de interesse, direção, ângulo da câmera, balanço e detalhes.
-Simplicidade: Uma foto deve ser simples e objetiva para transmitir melhor sua mensagem. A simplicidade deve ser aplicada tanto na quantidade de elementos e a relação entre eles.
-Formato: Você pode escolher entre o modo retrato, com orientação vertical, ou