Resumo Capitulo 8
RA: C57AFF-3
Livro: Filosofia do Direito
Autor: Alysson Mascaro
Resumo: Capitulo 8
Rousseau
Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) foi objeto de grande polêmica e admiração.
Admirado por outros grandes filósofos e incomodo para burgueses e para a igreja.
Com a perda de sua mãe e o afastamento de seu para não ser preso em Genebra, Rousseau foi criado por familiares.
Com dificuldades de se desenvolver em ofícios manuais, tinha o habito de sair da cidade, e em uma dessas ocasiões em que se afastou, foi proibido de retornar à noite. Não contente com esta situação, resolveu abandonar seus familiares e partir em uma jornada a qual adquiria conhecimento.
Em sua trajetória passou fome e necessidades, até se encantar pela Sra. De Warens e por sua influencia. Do protestantismo se converte para o catolicismo, viaja pela Europa até chegar em Paris em 1742, onde se envolve com um grupo de intelectuais franceses que lideravam o movimento iluminista.
Visando o prêmio de um concurso ao qual estava participando escreve a obra Discurso sobre as ciências e as artes, e por meio desta, ganhou fama e repercussão, em seguida escreve também o Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens, e por ser polêmica acaba se consagrando.
Nos anos seguintes, quando volta a Genebra, se reconverte ao protestantismo. Admirado e contestado, famoso, mas que não mantinha mais as antigas amizades, e com o aumento das perseguições politicas e religiosas, acaba se refugiando na Escócia. Ao final de sua vida, passou a imaginar que até se4us próprios amigos fizeram complô contra ele, e o perseguiram por anos.
Rousseau não considerava a civilização daquela época como apogeu da vida humana tendo como comparação a vida natural primitiva. Ele pensava que a civilização atual naquela época era culpada pela deterioração da moral do homem natural. Onde por meio de uma civilização consumista, o homem buscava