Empreendedorismo
As pequenas e médias empresas têm inúmeras dificuldades para se estabelecer nos seus primeiros anos de vida. Pois sofrem por não conhecer direito o setor, por não saber lidar com clientes ou por não dominar aspectos financeiros básicos para gerir seu caixa. Baseado em uma pesquisa realizada pela Sebrae, foram listadas 6 características que levam ao insucesso de empresas novas no mercado.
Falta de planejamento: Grande parte dos empresários começam a atuar em suas empresas mesmo antes de haver um plano de negócios, mas é preciso que haja um estudo sobre todos os aspectos que envolvem essa nova empresa, tais como, público alvo, fornecedores, custos fixos e variáveis, concorrência e localização adequada. Nos primeiros anos da empresa no mercado os recursos são limitados, o nome é desconhecido, e há pouco dinheiro em caixa. É nesse período em que o empresário deve manter-se sempre presente acompanhando de perto o seu negócio.
Copiar modelos existentes: É um engano pensar que ao copiar modelos de empresas já existentes irá dar lucro, principalmente sem fazer inovações. De certo modo, no curto prazo, a cópia pode até trazer lucro, mas no médio prazo tende a não funcionar. O mais correto a seguir, seria o empreendedor tomar por inspiração as histórias de empresas que tenham consigo alcançar o sucesso, para daí abrir seu próprio negócio, mas tendo consciência da necessidade de formular meios para uma nova adaptação, e criar diferenciais, pois é necessário que haja alguma inovação em relação ao produto ou serviço oferecido pela concorrência. Não acompanhar a rotina da empresa: É nos primeiros anos de vida da empresa, que mais se deve ter atenção nos negócios, e deixa-la somente nas mãos de terceiros é arriscado. Mesmo que o empresário não possa estar sempre presente, deve manter pessoas de alto confiança e qualificadas no controle dos negócios, mas deve fiscalizar o trabalho e principalmente resolver os problemas que possam vir a existir, pois ser dedicado é uma das