Resumo capítulo 4: O Processo Motivacional.
As teorias motivacionais tiveram início com o chamado Estudo Hawthorne que foi planejado com o intuito de estabelecer a existência de alguma relação entre as condições de trabalho e a incidência de fadiga ou monotonia entre os empregados. Porém as conclusões desse estudo apontaram para uma outra direção. A de que a ‘’atenção’’ dada ao trabalhador conseguia influir na sua produtividade.
Teoria de Maslow: ficou conhecido com a teoria da hierarquização das necessidades humanas. Segundo ele, a motivação dos indivíduos objetiva satisfazer certas necessidades que vão desde as primárias(fisiológicas) até as mais complexas (autorrealização).
Tipo de necessidade
O que ela representa
Fisiológia
Necessidades físicas como: sexo, bebida, sono, etc.
Segurança
A contrapartida da insegurança natural das pessoas: estabilidade, proteção, um abrigo, uma estrutura, uma ordem, etc.
Social
A necessidade endógena de amar e ser amado, ter amizades, vínculos familiares, intimidade, etc.
Estima
A noção das pessoas de se sentirem valorizadas pelos que as rodeiam; sua aotuestima; o desejo de se sentir importante, competente e valorizado.
Autorrealização
O de sejo dos indivíduos de renovar e recilcar seu potencial, tornar-se cada vez mais o que cada um seria capaz de ser.
A existência da hierarquia nas necessidades humanas explica-se da seguinte forma: os indivíduos possuem necessidades de acordo com uma série de variáveis (momento, o tipo do trabalho etc.) e somente passam a buscar a satisfação de uma necessidade superior quando a inferior já estiver satisfeita totalmente.
Analisando o trabalho do autor se ressalta dois pontos: todas as pessoas possuem suas necessidades com suas peculiaridades. Isso faz com que elas estejam sempre tentando satisfazê-las. A motivação é a força que alavanca as pessoas a buscarem a satisfação. Ao satisfazer a necessidade, acaba a motivação. No mesmo instante nasce uma nova necessidade e uma nova