Resumo Capítulo 22 História da Riqueza do Homem
Este trabalho tem o objetivo de efetuar uma análise resumida do 22º Capítulo do Livro História da Riqueza do Homem, do Feudalismo ao Século XXI, escrito por Leo Huberman.
2. CAPÍTULO XXII – DESISTIRÃO ELES DO AÇÚCAR?
O Capítulo tem início no retrato do Mundo pós crise de 1929, nessa fase mesmo havendo abundância de produção, visto que os países capitalistas produziam em larga escala, não havia comércio para esta, o que levou a vários destes destruírem as produções, para que os preços retornassem a um patamar que garantisse o lucro.
Esse plano econômico se mostrava absurdo, em relação ao plano econômico da URSS, que ao invés de focar no lucro, procurava produzir apenas para seu consumo, fazendo com que a perspectiva de crescimento mantivesse o mesmo caminho, sem afetações.
Como retratado no texto o Capitalismo não via com bons olhos um padrão de investimento que fosse capaz de reverter a propriedade privada e interromper o crescimento desta, mas via que era necessário um padrão de crescimento, parecido com que a URSS aplicava.
Mesmo diante desta evidente necessidade os capitalistas se mostraram reticentes, visto que um planejamento nacional planificado causaria um verdadeira obstrução a propriedade privada.
Não vendo saídas viáveis, houve a revolução do povo, que por si foi maquiada e alterada como se deles fosse na face do Fascismo, que pelos seus maiores líderes, Hitler e Mussolini, acobertaram a propriedade privada e mantiveram necessidades básicas da burguesia.
O Fascismo, assim como o capitalismo imperial, tinha por objetivo a conquista de novos territórios, que só viriam por meio das guerras, desta forma os países que por estes regimes eram controlados, tiveram fortes investimentos no rearmamento aos custos dos lucros das propriedades privadas, que nesta época ganharam com receptor dos lucros o Estado.