Resumo - Capitães de Areia
Turma:
Capitães de Areia – Jorge Amado
O livro e divido em três partes, e antes delas vem uma seqüência de reportagens sobre os capitães de areia, um grupo de meninos marginalizados, que aterrorizam as ruas de Salvador, com os quais os únicos que conseguem entrar em contato são o Padre José Pedro e Don'Aninha, uma mãe-de-santo. Eles são tratados por todos como criminosos maiores de idade, apesar de não passarem dos 16. Obedecem a suas próprias regras.
O grupo era composto por cerca de 100 jovens, dentre eles: Pedro Bala, um dos garotos, era uma espécie de pai para todos, um verdadeiro líder apesar de ser tão jovem quanto o resto, possuía cabelos loiros e uma cicatriz. Gato era o malandro, bonito e elegante. Sem Pernas um garoto agressivo e rancoroso que se infiltrava nas casas para arquitetar os planos. Pirulito, o religioso. Professor era o único que sabia ler, e o mais responsável. E Volta Seca, tinha Lampião como padrinho e queria se tornar cangaceiro.
Na primeira parte os meninos acabam por se envolver com um circo que chegou a cidade, e experimentam como é ser uma criança. Mais tarde ocorre um surto de Varíola na cidade, Padre José até tenta ajuda-los até arranjando problemas para isso, mas mesmo assim Almiro, um dos garotos, acaba morrendo.
Na segunda parte Dora resolve entrar para os Capitães de Areia, assim se tornando a primeira menina no grupo. No inicio os garotos tentaram abusar dela, mas isso logo passa e ela acaba virando uma mãe ou uma irmã para todos, menos para Pedro Bala e para Professor, para eles ela era algo a mais, eles a amavam, porém ela só retribuía á Pedro. Em um assalto ela e Pedro Bala acabam sendo presos, e torturados quando conseguem fugir Dora estava muito fraca e acaba morrendo dias depois.
Na terceira parte os lideres começam a seguir seus próprios caminhos. Sem Pernas se matou para não ser pego pela policia; Padre José ganha sua própria capela e Pirulito vai trabalhar com ele; Gato parte para Ilhéus;