Capitaes da Areia (RESUMO)
Personagens:
- Pedro Bala: líder dos capitães;
- Pirulito: obcecado com a purificação dos pecados, era o mais cruel do bando, até que, tocado pelos ensinamentos do padre José Pedro, converte-se à religião. Executa, com os demais, os roubos necessários à sobrevivência, sem jamais deixar de praticar a oração e sua fé em Deus. ;
- Gato: galã dos Capitães da Areia. Bem-vestido, domina a arte da jogatina, trapaceando, com seu baralho marcado, todos os que se aventuram numa partida contra ele. Além dos furtos e do jogo, Gato consegue dinheiro como cafetão de uma prostituta chamada Dalva.
- Professor: intelectual do grupo, deu início às leituras depois de um assalto em que roubara alguns livros. Entretém os garotos narrando aventuras e ajuda Pedro Bala no planejamento dos assaltos;
- Dora: amada de Pedro Bala, vista como irmã para muitos capitães, ou como uma mãe, única personagem feminina que se sobressai e é capitã da areia.
- Sem-pernas: deficiente físico, possui uma perna coxa. Preso e humilhado por policiais bêbados, que o obrigaram a correr em volta de uma mesa na delegacia até cair extenuado, Sem-Pernas conserva as marcas psicológicas desse episódio, que provocou nele um ódio irrefreável contra tudo e todos, incluindo os próprios integrantes do bando.
- Boa-Vida: o apelido traduz seu caráter indolente e sossegado. Contenta-se com pequenos furtos, o suficiente para contribuir para o bem-estar do grupo, e com algumas mulheres que não interessam mais ao Gato.
- João Grande: respeitado pelo grupo em virtude de sua coragem e da grande estatura. Ajuda e protege os novatos do bando contra atos tiranos praticados pelos mais velhos.
- Volta seca: admirador do cangaceiro Lampião, a quem chama de padrinho, sonha um dia participar de seu bando.
- Querido-de-Deus: grande capoeirista da Bahia, respeita o grupo liderado por Pedro Bala e é respeitado por ele. Ensina sua arte para alguns deles e exerce grande influência sobre os