Resumo capitulo 20 21 Gombrich
CAPÍTULO 20
Contexto histórico:
Divisão de religião dos paises da Europa, entre católicos e protestantes.
Afetamento da arte de pequenos países como Holanda.A região Meridional( sul) permaneceu católica, e Setentrionais( Norte) aderiu ao protestantismo.
Mudança de ramos artisticos- o protestantismo era contra esculturas,imagens e santos.
Caracteristicas das regioes norte e sul:
Meridional (sul): Pintores como Rubens tinham muitas encomendas vindas da Igreja que glorificasse o poderio dessa Instituição.
Setentrional (Norte): Tinham o gosto diferente dos sulistas, eram em sua maioria mercadores, burgueses. Nunca aceitaram o estilo Barroco, tinham o estilo mais sóbrio. Na pintura era muito frequente os retratos de pessoas e grupos importantes. Uma obra exemplo é de Frans HalsBanquete dos oficiais da milicia St George Company.
Análise da obra: Frans Hals soube registrar com individualidade cada personagem da obra sem que esta parecesse estática, rígida, ou artificial.Transmitiu o espírito alegre da ocasião e com verdadeiro realismo, como se estivessemos assistindo ao momente junto deles.
Os pintores : O contexto nesta época era de liberdade pitoresca. Os pintores protestantes já não tinham mais patrocinadores, desta forma não pintavam mais sob encomendas, agora deveriam fazer suas pinturas e depois exporem em feiras e venderem pelo preço que o público quisesse pagar, que geralmente era baixo devido á grande concorrência com outros pintores protestantes que tambem expunham seus feitos.Uma das soluções para que pudessem diferenciar-se uns dos outros eram especializarem em um gênero de pintura e aprimorá-las.
Primeira geração:
Frans Hals: Pintor holandês, muito famoso por pintar retratos, manuseava rapidamente o pincel,gostava de captar momentos característicos em seus retratos,seus retratos não são simetricos porém não lhes falta equilibrio.Exemplo: retrato de Pieter Van Der Broeck.
Jan Van Goyen: Pintor que se especializou em