Resumo Capitulo 1
Richard Sennett, filho de imigrantes russos, nasceu em Chicago em 1943. De 1956 a 1962, estudou musicologia e violoncelo na prestigiosa Juilliard School de Nova York. Uma lesão na sua mão esquerda, entretanto, determinou o fim de sua carreira musical.
Em 1964, graduou-se em sociologia pela Universidade de Chicago. Em 1967-1968, foi professor e pesquisador de Yale. Tornou-se diretor de um programa de estudos sobre a família urbana num centro de pesquisa sociológica fundado por ele, em Cambridge. Em 1969 obteve seu Ph. D. em Harvard. Ainda em 1969, iniciou seus estudos de história. Em 1973, ensinou história e sociologia na Universidade de New York. Em 1975 fundou o New York Instituto de Ciências Humanas, que dirigiu até 1984.
Capítulo 01: Deriva
No prefácio, o autor apresenta a expressão capitalismo flexível e o descreve como uma variação do antigo (para ele) capitalismo. Segundo o autor, a palavra carreira (denominava-se a estrada onde passava as carruagens), e job (bloco ou parte de algo que se podia transportar) hoje tem sentidos diferentes. A carreira pode ter seus atalhos e pode não ser “reta”, e job podemos denominar de emprego ou serviço. Caráter,são traços pessoais que damos valor em nós mesmos, e pelos quais buscamos que os outros nos valorizem.
O autor descreve neste capítulo a seguinte situação: ele encontra em um aeroporto Rico, filho de um de seus entrevistados, Enrico (faxineiro), quando ele estava escrevendo o livro The Hidden Injuries of Class, neste encontro Enrico (típico trabalhador fordista, burocratizado, com metas e rotina estabelecidas) descrevia o desejo de ascensão do filho, o sonho americano de pai para filho, e Sennett faz uma observação sobre o objetivo de Enrico que tinha como objetivo único e perene, servir à família.
Ao encontrar Rico, o autor percebe que o garoto de 25 anos atrás tinha se tornado um homem sem vestígios de sua origem, pois Rico trajava um terno que aparentava ser sofisticado, usava um anel, que