Resumo Capitulo 1 e 2
Matéria: Vida de Cristo e Espiritualidade
Professor: Marcelo Dias Silva
Resumo capitulo 1 e 2
Ser cristão é estar ligado a pessoa de Jesus, Ele é infinito em sua pessoalidade. É sabido que o pecado teve origem em um ato único de desobediência e o regate da humanidade só poderia ser efetivado mediante o amor do Pai Eterno, o Deus altíssimo, através de Seu Filho Unigênito “O Messias” prometido nas Escrituras, Jesus Cristo nosso Senhor (Jo. 3.16). Cristo é a fonte inesgotável para a vida humana.
Jesus, nome mediante o qual é designada a existência bem como a pessoa do Messias temporariamente.
O nome de “Jesus” é a forma como os homens o invocam de modo pessoal e íntimo, representando o salvador e senhor que veio ao mundo redimi-los do pecado e da morte eterna. “Senhor” designa a Sua divindade.
Seu nome Jesus Cristo é formado pelo prenome “Jesus” e pelo seu título “Cristo” e, desta maneira, assume o significado: O filho de Deus, o Salvador do mundo.
A preexistência eterna de Cristo é provada tanto no A.T. quanto no N.T. Jesus Cristo foi escolhido pelo pai para cumprir sua missão messiânica que conduz à salvação, por causa da sua Santidade Superior
JESUS CRISTO: DIVINO E HUMANO
O homem foi criado semelhante a Deus (Gen. 1.27). É possível inferir que Deus criou o ser humano à sua imagem para que depois viesse a encarnar em um ser que lhe fosse semelhante. Deus criou o homem de tal modo que pudesse haver uma íntima comunhão entre o homem e o seu criador. E isto é mais próprio entre seres semelhantes. A criação, por Deus, de um ser semelhante a ele, nos faz pensar que a encarnação de Cristo como homem já fazia parte do plano de Deus desde a eternidade.
Sua divindade é testemunhada a saber:
Pelo Pai
Pelo Filho
Pelo Espirito Santo
Pela Palavra
Pelas obras
Pelos discípulos
A Divindade Provada
Pelos seus nomes:
Deus
Filho de Deus
Senhor
Rei dos Reis e Senhor dos Senhores
Atributos da Sua divindade
Atributos são qualidades. Sua divindade é