resumo parte capitulo 1 e capitulo 2 Inovação
Outras formas de descontinuidade
Fraturas ao longo de “linhas falhas” Ex: McDonald’s e obesidade; fumar/lugares públicos. Alteração no paradigma técnico-econômico.Ex: Revolução Industrial e produção em massa.
A inovação não é fácil
Embora a inovação seja considerada como vantagem competitiva, o sucesso nem sempre é garantido. Estudos sobre inovação de produto apontam um alto índice de fracasso entre a ideia inicial e a concretização de um produto de sucesso no mercado. Ex: A Ford no carro Edsel gastou mais de 10 mil dólares por carro p/ torná-lo vendável o plano era enviar 75 Edsels no mesmo dia para concessionárias locais, mas só conseguiram enviar 68 unidades em uma campanha publicitária, ao vivo, na TV, o carro não deu partida e em 1958, a Ford abandonou o modelo a um custo de 450 milhões.
Precisamos ter em mente que há sempre um grande índice de incerteza na inovação, composto de fatores técnicos, mercadológicos, sociais, políticos e outros, resultando que as probabilidades não são muito boas para o sucesso, a menos que o processo seja cuidadosamente gerenciado. Até as empresas mais bem geridas ainda cometem erros. O ponto central é assegurar-se de que os experimentos sejam bem concebidos e controlados, de forma a minimizar a incidência de falhas e a fim de garantir, caso isso ocorra, que lições sejam aprendidas para evitar no futuro a queda na mesma armadilha.
A inovação não é fácil mas é imprescindível
As chances de sobrevivência de uma organização sem a inovação estão seriamente ameaçadas. A expectativa de vida das organizações vem sendo cada vez mais reduzidas. O cenário de mortalidade das empresas menores é ainda pior, pois essas não possuem uma base extensa se recursos. Segundo Utteback, setores inteiros também podem ser destruídos por meio de inovações radicais. Um estudo da Utteback aponta 02 conclusões: 01) Muitas inovações que destroem a ordem existente originam-se de novos entrantes e participantes externos vindos de