Resumo Cap tulo 8 Fotografia
Fotografia vem do grego e significa escrever com a luz. Portanto, a luz é a sua matéria responsável pelo sucesso ou fracasso de uma foto.
Tudo o que acontece quando você aperta o botão disparado da câmera gira em torno de capturar a quantidade exata de luz para registrar a cena á sua frente da forma mais fiel possível.
Entendendo o funcionamento dos componentes como objetiva, fotômetro e diafragma vocês vai compreender melhor o que acontece no momento mágico do clique e porquê de muitos erros cometidos.
Temperatura da Luz
A Luz do meio-dia ou a emanada pelo flash possui uma temperatura aproximada de 5500K, o que confere uma cor branca a ela. A luz de tungstênio das lâmpadas caseiras possui uma temperatura mais baixa, em torno de 2800k, o que lhes confere um tom alaranjado.
Você não nota essa diferença, pois o olho humano possui uma compensação interna que deixa a luz sempre branca para o olhar. Contudo a câmera fotográfica, ou melhor, o filme e o sensor não possuem esse recurso. É por isso que muitas fotos tiradas dentro de casa ficam alaranjadas ou esverdeadas dependendo da luz utilizada. Para corrigir essas distorções, é necessário usar filtros de correção ou o recurso de balanceamento de branco da câmera.
Domando a Luz
Se a luz que atinge o sensor/filme não estiver corretamente controlada, a foto poderá foca muito clara (superexposta) ou muito escura (subexposta)
Quando os componentes das câmeras vão interagir para que a luz que incide ou é refletida pelo objetivo seja capturada com fidelidade pelo sensor/filme da câmera. São eles: a objetiva, o obturador, a diafragma e o fotômetro.
A objetiva
A objetiva tem como finalidade captar e conduzir a luz para o plano em que está o filme ou sensor, da câmera. O conjunto de lentes dentro da objetiva é o responsável pelo foco da imagem. Em algum ponto da objetiva ocorre o ponto focal, o local onde a imagem é focada antes de ser enviada para o sensor.
A distância desse ponto focal até o plano no qual