RESUMO CAP TULO 02 LIVRO PRINCIPIOS DE MARKETING
2015
Capítulo 8
Estratégia de produtos e serviços. A cada ano empresas de cosméticos vendem bilhões de dólares, a promessa dos cosméticos não é só vender o produto e vender também o que ele significa. Sentir-se bem é a nova religião.
O que é um produto? Definimos um produto como algo que pode ser oferecido a um mercado para apreciação, aquisição, uso ou consumo e para satisfazer um desejo ou uma necessidade. São mais do que bens tangíveis.
Produtos, serviços e experiências. Em um extremo existe o produto que não oferece nenhum serviço associado ao mesmo, como sabonete, creme dental. No outro extremo estão os serviços, no qual a oferta consiste exclusivamente em um serviço, como exame médico, banco. Entre esses dois extremos, muitas combinações entre bens e serviços são possíveis. Exemplo a Ford não vende só o automóvel, vende a garantia e a manutenção. Seguindo esse raciocínio a empresa que projetar produtos devem primeiramente definir o núcleo de benefícios que eles oferecerão aos compradores, onde devem entender a experiência do cliente.
Os três níveis de produto: - Produto ampliado, produto básico, produto núcleo. O planejador de produto deve preparar o produto básico ao redor do produto núcleo. Produtos básicos podem ter até cinco características: nível de qualidade, características, design, nome da marca e embalagem. Por fim o planejador deve preparar um produto ampliado partindo do básico e do núcleo. Vender mais que um produto, oferecendo garantias, serviços de manutenção, atendimento ao cliente caso haja dúvidas ou reclamações. Muito mais que produtos e serviços: Bem vindos à economia da experiência. Experiência ocorre quando intencionalmente usa serviços como palco e mercadorias como objetos de cena, para cativar o cliente e ele ter uma experiência direta com a marca. Ex: Live Marketing.
Classificação de produtos - Produtos de consumo e produtos